sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Homofobia, você já está envolvido nisso

Hoje, no Jornal do Almoço da RBS TV - Porto Alegre, foi apresentada uma matéria sobre gays e homofobia no RS. Não vi a matéria inteira, mas a parte que vi já me motivou a escrever esse post.
Tenho alguns pés atrás com jornalismo, porque boa parte da mídia se posiciona como se estivesse dando "A Notícia", mostrando "A Verdade" d"Os Fatos", quer dizer, como se aquilo que eles mostram fosse imparcial e apartidário e não apenas uma das formas possíveis de se contar uma história. Nesse caso, a parte que eles mostraram foi a parte que eu concordo, então achei muito bom ;)
Aqui está o link para o vídeo do 4º bloco do programa.

Na parte que vi, foi apresentada uma enquete feita com os internautas sobre manifestações de carinho entre homossexuais, e o resultado me deixou realmente chocada.
40% dos entrevistados achavam "estranho" e mais de 25% achavam chocante! Carinho, chocante?!!
Na mesma matéria, um ator foi colocado no centro de Porto Alegre, representando um gay pedindo assinaturas contra a homofobia. Todas as pessoas mostradas na reportagem foram contrárias (eu realmente espero que tenha havido comentários a favor! Eu QUERO ter fé na humanidade). A identidade das pessoas foi preservada, mas a maioria das pessoas que apareceram era homem, branco, jovens ou de meia-idade e bem-vestidos. Gente que provavelmente não faz nem ideia do que é sofrer preconceito por ser o que se é.

Um comentário me impressionou particularmente, de uma pessoa dizendo que "não queria se envolver". Me emputeci. Che, não dá pra não se envolver, não existe imparcialidade numa coisa assim. Se você não está contra a violência e a discriminação, então você está favorecendo ela, necessariamente, quer goste disso quer não. Tá na lei, se você vê um crime sendo cometido e não faz nada para pará-lo, está sendo cúmplice e a pena pode ser tão grande quanto a pena do próprio crime.

Então, o amor é chocante pra um quarto das pessoas que responderam a enquete, mas só o amor, porque pelo jeito a violência não choca; todos sabem o que acontece mas "não quer se envolver", né?
Nojo desse mundo.

Termino o post com uma citação que um amigo meu compartilhou.
Primeiro, os nazistas vieram buscar os comunistas,mas, como eu não era comunista, eu me calei.Depois, vieram buscar os judeus,mas, como eu não era judeu, eu não protestei.Então, vieram buscar os sindicalistas,mas, como eu não era sindicalista, eu me calei.Então, eles vieram buscar os católicos e,como eu era protestante, eu me calei.Então,quando vieram me buscar...Já não restava ninguém para protestar. 

--- MARTIN NIEMÖLLER ---

Você também se cala?

Abraços e bom fim de semana.

Nenhum comentário: